Passado

A empresa preserva o nome e o percurso do seu fundador, Thomaz dos Santos, nascido a 19 de Março de 1899 em Caldas da Rainha.

A sua vida profissional inicia-se logo após a instrução primária, como marçano (aprendiz de caixeiro) enquanto conclui com aproveitamento o curso nocturno da Aula Comercial, cujos conhecimentos se revelaram muito importantes no desempenho da sua actividade.

Em 1922, Thomaz dos Santos inicia a sua actividade por conta própria, com um estabelecimento comercial misto, que vendia ferro, ferragens, solas e cabedais, cordoaria, alfaias agrícolas, carvão de forja e miudezas. Atento ao aparecimento de novos materiais, diversifica a sua actividade comercial e alarga a área de vendas para os concelhos vizinhos de Caldas da Rainha, com vendedores a visitar os clientes, apostando nas entregas regulares e em condições competitivas.

Na década de 40, devido ao grande desenvolvimento na utilização de produtos siderúrgicos, a empresa expandiu os seus negócios para outras zonas do país, incluindo Lisboa, onde a construção de edifícios e obras públicas tinham grande relevo.

Como nos anos 50 todo o ferro era importado e recebido por via marítima, no cais de Lisboa, as descargas passaram a ser efectuadas directamente para as tradicionais fragatas e levadas para o cais fluvial de Vila Franca de Xira, a fim de reduzir despesas. Posteriormente, a empresa construiu um armazém na Várzea da Quintinha (Sacavém), junto à foz do Trancão, e as descargas passaram a ser efectuadas neste local.

Em 1957 foi constituída a Sociedade por Quotas e, em 1988, a empresa passou a Sociedade Anónima, mantendo sempre o seu cariz familiar, com a entrada de sócios da segunda e terceira geração da família.

O armazém de Sacavém é transferido para as actuais instalações em Santa Iria de Azóia em 1994.

Em 2004, a Thomaz dos Santos, S.A. é considerada pela revista Exame a “Melhor Empresa no Sector Comércio”.

No exercício de 2009 a empresa é novamente distinguida com o melhor desempenho no sector do Comércio na edição da revista Exame.

Em 2018  todas as valências situadas em Caldas da Rainha foram transferidas para as novas instalações situadas na zona industrial onde inclusive passaram a funcionar os serviços administrativos e a sede da Empresa.

Em 2020, a Thomaz dos Santos recebe um reconhecimento por parte do Expresso e da Caixa Geral de Depósitos,  em parceria com a Informa D&B e a Deloitte, recebendo o Prémio Expresso PME | Caixa TOP como a melhor do sector Grossista.

Em 2021 a Empresa garantiu a certificação pela norma ISO 9001:2015 do sistema da gestão das qualidade.


Copyright © 1922- Thomaz dos Santos, S.A. Todos os direitos reservados.

Powered by [dp]Soluções