A empresa preserva o nome e o percurso do seu fundador, Thomaz dos Santos, nascido a 19 de Março de 1899 em Caldas da Rainha.

A sua vida profissional inicia-se logo após a instrução primária, como marçano (aprendiz de caixeiro) enquanto conclui com aproveitamento o curso nocturno da Aula Comercial, cujos conhecimentos se revelaram muito importantes no desempenho da sua actividade.

 

Em 1922, Thomaz dos Santos inicia a sua actividade por conta própria, com um estabelecimento comercial misto, que vendia ferro, ferragens, solas e cabedais, cordoaria, alfaias agrícolas, carvão de forja e miudezas. Atento ao aparecimento de novos materiais, diversifica a sua actividade comercial e alarga a área de vendas para os concelhos vizinhos de Caldas da Rainha, com vendedores a visitar os clientes, apostando nas entregas regulares e em condições competitivas.

 

Na década de 40, devido ao grande desenvolvimento na utilização de produtos siderúrgicos, a empresa expandiu os seus negócios para outras zonas do país, incluindo Lisboa, onde a construção de edifícios e obras públicas tinham grande relevo.

 

Como nos anos 50 todo o ferro era importado e recebido por via marítima, no cais de Lisboa, as descargas passaram a ser efectuadas directamente para as tradicionais fragatas e levadas para o cais fluvial de Vila Franca de Xira, a fim de reduzir despesas. Posteriormente, a empresa construiu um armazém na Várzea da Quintinha (Sacavém), junto à foz do Trancão, e as descargas passaram a ser efectuadas neste local.

 

Em 1957 foi constituída a Sociedade por Quotas e, em 1988, a empresa passou a Sociedade Anónima, mantendo sempre o seu cariz familiar, com a entrada de sócios da segunda e terceira geração da família.

O armazém de Sacavém é transferido para as actuais instalações em Santa Iria de Azóia em 1994.

 

Em 2004, a Thomaz dos Santos, S.A. é considerada pela revista Exame a “Melhor Empresa no Sector Comércio”. No exercício de 2009 a empresa é novamente distinguida com o melhor desempenho no sector do Comércio na edição da revista Exame.

Thomaz dos Santos Thomaz dos Santos Thomaz dos Santos

SEDE

Largo dos Heróis de Naulila, 5 A - 1º
2500-107 CALDAS DA RAINHA
T +351 262 840 150 F +351 262 841 391 geral@thomazsantos.pt

Armazéns e Lojas em Caldas da Rainha

N.2 Rua 31 de Janeiro, 7
N.3 e N.6 Rua Dr. Figueiroa Rego
N.4 Largo Heróis de Naulila, 5
N.5 Rua Capitão Filipe de Sousa, 28-31